Atividades físicas e natureza para crianças livres e felizes

Atividades físicas e natureza para crianças livres e felizes

A prática de atividades físicas e o contato com a natureza são fundamentais para que as crianças cresçam livres e felizes e isso é fácil de entender o porquê. Mas você sabia que mais que alegria, crianças estimuladas a fazerem exercícios e em constante contato com a natureza ganham muitos outros benefícios, entre eles entendimento da própria existência, qualidade de vida e preparação para o futuro?

Em contato com a terra, animais e sons da natureza, as crianças apuram seus sentidos, descobrindo novas percepções. Além disso, quem mexe na terra fortalece o sistema imunológico  e estimula a independência.

Já as atividades físicas, desde que trabalhadas de forma adequada respeitando a fase da criança. estimulam o desenvolvimento cerebral, a coordenação motora e cognitiva, e a sociabilidade. Também traz outros benefícios, entre eles:

  • Conhecer e dominar o próprio corpo.
  • Desenvolver competências como comportamentos saudáveis, atitudes e valores.
  • Incorporar hábitos saudáveis como o esporte e atividades de lazer.
  • Ajudar no desenvolvimento da autonomia e na formação do caráter.
  • Elevar a autoestima.

Atos simples, como correr, pular, brincar de bola e escalar, são suficientes para gastar a energia. Mas não apenas isso: segundo um estudo feito por uma psicóloga norte-americana, Andrea Taylor, da Universidade de Illinois, em Chicago, nos Estados Unidos,  crianças que têm contato com área verde apresentam melhores resultados na escola.

Os pais, claro, podem e devem criar oportunidades interessantes para se exercitarem junto com os filhos em casa ou em parques. Vejam alguns exemplos:

    • Dançar, caminhar, correr, pular corda e outras brincadeiras podem ser incorporadas no dia a dia e realizadas em família.
    • Resgatar brincadeiras consideradas antigas, como pular amarelinha, estimulam crianças e alegram os adultos.
    • Proponha atividades diferentes, levando em conta sempre o caráter lúdico, como judô, capoeira e yoga

Também é possível estimular as crianças a fazerem exercício físico e curtirem a natureza numa viagem, por exemplo. O Hotel Estância Santa Mônica valoriza a prática de atividades físicas por crianças e adultos, proporcionando aos seus hóspedes incríveis momentos próximos à natureza. Por isso, todo final de semana uma equipe de monitores especializada garante a diversão de crianças a partir dos 4 anos, com uma programação montada especialmente para elas. É uma oportunidade incrível de relaxar, desenvolver novas habilidades, fazer amigos e se divertir. Gostou? Vem pra cá!

 

Autor

Juliana Tavares
Juliana Tavares é jornalista, empreendedora, editora de conteúdo e diretora de atendimento da j2 Comunicação. É, ainda, colaboradora da Eaxdesign, em portais de negócios, inclusão social e turismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>